segunda-feira, 30 de junho de 2008

Sobre o jogo

Gostei muito da postagem da profª Fernanda sobre a greve. Além da qualidade da escrita está bem esclarecedora e ponderada.
Concordo com ela e acho que realizar provas com os professores periodicamente pode ser uma forma de evitar a acomodação e, conseqüentemente, melhorar a qualidade da educação pública. Ao menos, os recém formados terão chance de conseguir aulas, a despeito de não terem os milhões de pontos por tempo de serviço...

O que também vem me preocupando é que as decisões da secretaria da educação do governo do estado têm se dado na direção de desqualificar totalmente os professores. Acho que o governo vem realizando um movimento de culpabilizar o professor por todas as mazelas da educação pública.

Aumentam-se as obrigações burocráticas na mesma proporção em que a autonomia pedagógica é cerceada. Cabe lembrar um pequeno detalhe: os professores que estão lecionando foram contratados pelo próprio Estado (não entraram lá e decidiram que iam ser professores à força...) e que as regras do jogo vêm sendo estabelecidas e jogadas pelo governo há muito tempo pois o jogo é muito interessante pra ele. Somos mais de 200.000 professores só na rede estadual de São Paulo e para uma gestão negligente é financeiramente "vantajoso" pagar um salário muito baixo para tanta gente - evita "onerar" os cofres públicos. Assim contrata-se apressadamente quem se sujeita a tais condições; e entre estes há aqueles que querem tirar vantagem nesse jogo e se encostam na estabilidade de um cargo público. É muita sacanagem. Um governo sacana que sacaneia todos os professores - e a sociedade como um todo, pois não se tem uma educação de qualidade - e alguns (ou muitos) professores sacanas que sacaneam como podem pois não há conseqüências (para eles). Os maiores sacaneados nesta história são os alunos que, logo que entendem qual é a lógica, começam a sacanear também...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Nísia! E obrigada pelo elogio.
    Também concordo que a moda é colocar toda a culpa nos professores, mas entre os professores, também é moda só se mostrarem como vítimas. Todos têm culpa. Lógico, o governo mais, mas todos têm.
    Esse sistema sujo ensina a "lei de Gerson" pros alunos, e a história se repetirá... Infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do jeito que você, cabristicamente, descreveu o sistema em todos os seus estratos.
    Os alunos são mero reflexo de tudo o que cheira sacanagem com o "público".

    ResponderExcluir