domingo, 16 de novembro de 2008

Gincana cultural na escola

De 10 a 14 de novembro aconteceu na escola que leciono uma gincana cultural que recebeu o nome da escola "1a. Semana Jornalista ...". Foi muito duro fazê-la, ajeitar as coisas pra que tudo acontecesse como pensamos (estou falando na 3a. pessoa do plural, mas não me refiro a TODOS os professores e funcionários da escola, pois apenas uma parcela realmente colocou a mão na massa... Ah, mas vamos deixar isso pra lá nesse momento).

Pedimos que os alunos pesquisassem sobre a vida do patrono, sua obra, sobre história do rádio no Brasil, etc. Pedimos rádios antigos, objetos da época... Ensaiamos os alunos com danças da Jovem Guarda (o tal jornalista trabalhou com artistas da Jovem Guarda e dos Festivais da Record, entre tantas outras coisas que ele fez). Ensaiamos cantoria também. Pra encerrar, fizemos uma gincana estilo "Qual é a música?" do Silvio Santos, além de perguntas sobre as pesquisas que os alunos tiveram que fazer e sobre os acontecimentos do decorrer da semana. Tudo muito divertido.

Dias antes do evento consegui contato com as filhas do patrono, que nos concederam alguns objetos do jornalista. Com eles, resolvi fazer um museu sobre o homem. As filhas, que adoraram nossa iniciativa e ficaram muito honradas, entraram em contato com a Bandeirantes (emissora em que o jornalista também trabalhou) e os repórteres foram cobrir nosso tão honroso evento. O que aconteceu no último dia (14).

Desde o início, os alunos estavam empolgadíssimos, sem saberem que iria emissora. A maioria se empenhou horrores. Ensaios, ensaios, ensaios. Resolvi até fazer um perfil no Orkut só por causa dessa semana, pra que eu e minha sala (que sou coordenadora) nos organizássemos melhor.

Tudo seguindo bem, e na sexta apareceu a Band. Eita! Ficaram contentes demais! Fizeram apresentações, repetiram, enfim.

Conversando com o repórter, me disse que não apareceu na 4a.-feira (dia das apresentações e caracterizações - o dia mais bonito da semana) porque foram cobrir a depredação de uma escola em SP. Triste.

Enfim, os caras foram, filmaram, a semana foi muito boa, e quem quiser assistir, vai passar amanhã (se não for amanhã, será terça, tudo depende da pauta do dia) a partir das 13h.

Beijos a todos e boa noite!

3 comentários:

  1. Que legal! Vou ver se acho uma reprise mais à noite, porque só chego do trabalho às 16h.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Fernanda!
    E umas fotos aqui também pra nós, será que rola...
    Vi no orkut, os alunos estão lindos, caprichadíssimos, dá pra perceber que foi o acontecimento do ano deles. Lembrei das festas na sua casa, quando a gente tinha aquela idade - a deles :)!!! (muito queima-filme contar isso aqui?)

    ResponderExcluir
  3. Coloquei as fotos! Seu pedido é uma ordem! rs
    Muito boa lembrança das festas que fizemos! Lembro de uma na sua casa em que fomos vestidos de hippies!! Saudade!!
    Beijos!
    p.s.: o repórter me disse que fica no site da Band as últimas reportagens. Então, quem não assistir, depois acessa o site.

    ResponderExcluir