quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quando a gente pensa que já ouviu de tudo...

Tem uma professora na escola onde leciono que encontro esporadicamente, na cozinha anexa à sala dos professores. Sempre achei estranho ela passar os vinte minutos de todos os intervalos falando ao telefone e dando altas gargalhadas. Ela tem uns papos desconexos, fala umas coisas que a gente fica com cara de "Ahn?". Álém das aulas na escola pública, ela trabalha numa escola particular, onde seu filho de 3 anos por sua vez estuda.
Os alunos já vieram reclamar para mim (por que será?) que esta fulana não "explicava a matéria" e pediu respostas na prova que ela não havia ensinado em aula. Orientei os menores a procurarem a direção pessoalmente, ou então, pedir para que seus responsáveis o fizesse.
Ela faltou três semanas seguidas sem dar nenhum tipo de satisfação para a escola.

Pois bem, não é que esta semana descubro que ela utiliza também o tempo da aula para falar ao celular!!!!! E não é um minutinho, é a aula INTEIRA!

Os alunos começaram a chacoteá-la: "Professora, a fulana [referindo-se a alguma possível autoridade] está vindo, desliga o celular!", ou então "Pegou, pegou!". Aí fiquei lembrando de todas as brigas que tive com os alunos para guardarem e desligarem o celular e a fulana batendo altos papos durante a aula.

E quando eu pensei que já tinha ouvido tudo, vem o pior: outro dia, disse a fonte, a bateria do celular dela acabou e ela emprestou o celular de um aluno e continuou a falar. Certamente ela não faz isto no outro emprego.
Então a coisa funciona assim: o professor chega na escola, assina o "ponto", se arrasta até a sala de aula, fica batendo papo no celular e depois vai embora. Institucionalmente, para tirar um professor desses da sala de aula só com morte, e mesmo assim a professora pode alegar que estava na TPM. Supondo que a exoneração ocorra, é outro problema arrumar outro professor para colocar no lugar e enquanto isso os alunos ficam sem aulas.

O que fazer com nossos colegas? E com a instituição?

6 comentários:

  1. Olha, essa pergunta vai ser tema de Mestrado.
    Mas, enquanto isso, acho que temos que "incomodar" estas pessoas. Mostrar o quanto não trabalham, o quanto são irresponsáveis e que há pessoas que não concordam com esta postura que só desvaloriza a nossa profissão.
    E incomodar a gente sabe fazer bem, né?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos começar apenas qdo pensarmos no mestrado, temos que entender as leis já, nos encontros e discussões do grupo. Proponho que na próxima reunião (que pode ser num domingo pra Branca participar) levarmos o estatuto do funcionário público, aliás, os dois (que devem ser diferentes), do funcionário estadual e do municipal.
    E vamos incomodar!! Semana passada já levei à minha coordenadora um problema que a tal "readaptada" causou a um aluno. Ainda não sei se chegou a ela, devo saber esta semana...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nome aos bois, magrinha, nome aos bois!!! Eu posso não falar explicitamente o nome das pessoas que admiro e respeito - para não ser acusada de puxa-saquismo, e também porque a opinião sempre pode mudar - para pior!!! Mas você vai me matar de curiosidade desse jeito. Só explicando - eu já trabalhei lá, tenho um belo quadro das personagens montado... Pode ser em código, use alcunhas... Mas me diga quem é essa sacana.

    ResponderExcluir
  4. Boa idéia a da Fefê!!!

    Prof. Eulália,

    Você não a conhece, felizmente!
    Chegou este ano lá...

    ResponderExcluir
  5. minha sugestão é a seguinte: os comentários deverão ser probidos para os donos do blog. doravante só discutirão publicamente no formato post, deixando o espaço de comentários para comentaristas. finjam que estão numa sala de professores (ahhahahah, que piada. estou pensando num programa da eldorado com esse nome, como se sala dos professores fosse o lugar dos mestres das coisas boas). ai, gente, estou ficando doida com esse negócio de pensar, e essa participação aqui só pode ser uma prova disso. vou assinar com pseudônimo, para não poder ser usado contra mim.

    ass: S., a mestra sem nenhum carinho.

    ResponderExcluir
  6. Se a gente fizer o que a S. está sugerindo, não vai ter comentário nenhum, só os dela!!!! HAHAHAHA!!!!

    ResponderExcluir