segunda-feira, 23 de junho de 2008

PRESENÇA SENTIDA

A Diretora da minha escola vai todos os dias trabalhar, pontualmente. Ela gosta de tudo certinho, gosta de cumprir as recomendações de seus superiores, de fazer as coisas da forma mais correta e transparente possível.
Ah! Ela adora cachorros. Tem muitos na casa dela, ajuda instituições que cuidam de cachorros abandonados. Ai de quem falar mal de cachorro perto dela...
Só que ela tem um probleminha, não gosta de gente. Sempre diz: "Não quero saber de aluno aqui" [se referindo ao primeiro andar, e no segundo andar ficam os alunos]. Outro dia, durante o início do ensaio da quadrilha, as crianças fizeram uma zoada no corredor e foi o suficiente para ela finalmente sair do gabinete ordenando "Se em 15 minutos não tiver ordem, quero todos de volta pra sala de aula".
Pois bem, semana passada foi a vez de anunciar uma possível antecipação do seu desejo de acabar com as salas ambientes (que desde fevereiro ela não engoliu). Como ela sobe muito raramente aos corredores das salas de aula do andar superior, a ponto de estranharmos quando a vemos, aconteceu dela presenciar uma troca de aulas tumultuada pela falta de inspetores no corredor, visto que estão cuidando de outros intervalos. Já começou a dizer que esse negócio de sala ambiente não dá certo, que vira bagunça, que os alunos demoram para entrar na sala (veja como é insuportável para a pobrezinha ver seres humanos andando, falando, respirando perto dela) e que É melhor sala convencional. Eu, muito diplomaticamente, com o auxílio de uma colega, expliquei que sem inspetores nos corredores, mesmo com salas convencionais, eles sairiam da sala de aula e demorariam a voltar... Mas, é mais fácil acabar com as salas ambientes do que tentar arrumar o barraco.
Neste caso, não sei o que é pior, uma ausência sentida ou uma presença sentida.

2 comentários:

  1. Nesse caso, no fim das contas você pode fazer o que quiser. Até ela voltar ao segundo andar, vai ter tempo... rs

    ResponderExcluir
  2. branca, também não sei.
    pelo menos no seu caso, tem alguém lá para você se digladiar, reclamar. no meu - o da ausência - eu tenho que aguardar três, quatro, cinco dias para fazer uma reclamação, discussão. é o tempo que a minha diretora aparece.
    não sei o que é pior. acho que a única solução é demitir estas pessoas: que não trabalham, que estão na escola e não gostam das crianças; que acham que podem tudo, que estão acima da lei. rua pra elas.
    não sei.
    estou confuso e revoltado. tudo junto ao mesmo tempo.
    abraços fraternos,

    ciríaco

    ResponderExcluir