domingo, 22 de junho de 2008

Paz no bairro educador

A caminhada pela PAZ deste ano teve como tema o Heliópolis como um bairro educador. Um bairro educador...
Bom, durante o percurso pelas vielas do tal bairro educador várias pessoas, de várias entidades, faziam o uso da voz com um microfone oferecido pela organização da caminhada. Era um tal de "pelo direito de livre expressão", "por um bairro sem discriminação contra homossexuais", "paz, paz, paz"... Aquilo já estava atingindo meus nervos. Pensando, comecei a elencar os principais problemas relacionados à falta de PAZ dos nossos alunos. Grosseiramente surgiram dois, a partir dos atendimentos quase diários aos "responsáveis" chamados na escola: a violência cometida contra as crianças (física, sexual, moral, etc.) e a violência contra as mulheres.
Quebramos mais algumas vielas e nada de ninguém sequer mencionar alguma palavra sobre. Pois foi quando a mulher com o microfone passou do meu lado (um cara tinha acabado de falar ao microfone "Eu amo o Brás!!!") e resolvi falar sobre o incômodo.
"Gostaria que todos pensassem em como efetivamente acabar com a violência contra as crianças e as mulheres..." Um silêncio se fez e depois uns gritos de "É isso aí!" o quebrou.

2 comentários:

  1. wau, adorei este blog! E confesso que lendo algumas postagens, fiquei assustada com o que anda acontecendo nas escolas, acredito até que consegui sentir a angústia que um professor sente diante dessa situação. Na época em que eu estudei "ainda não era assim". E tivemos sorte também porque o Diretor da minha escola tinha voz ativa e botava ordem no galinheiro, digamos assim {rs}. O nome do blog também é bem bacana...sugestivo!
    Bom, conheci o blog atravéz do Igor Lessa...sou leitora assídua de seu blog 'Olhando pra grama'.
    Vou circular mais vezes por aqui também.
    No mais...tenho uma sugestão de blog: 'ONG PUERAS' Está no meu perfil. É um blog relacionado à preservação do meio ambiente que eu escrevo. Não sou jornalista, mas se tiverem interesse...sejam bem vindos, e fiquem à vontade!

    Beijos e """Boa Sorte nessa dura Labuta"""

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gisele. Vamos com certeza olhar os seus escritos.
    Professora Branca, conte mais dessa caminhada! Conte em quê o discurso militante contemporâneo está se tornando, queremos saber! O que dizia, por exemplo, o dono da UNAS...
    O bairro educador, bairro do terceiro setor! E como atua, o raio do terceiro setor, hein...
    Adorei sua intervenção, corajosa como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir