terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Chave de ouro

Tenho uma aluna na 6ª série A, chamada Luana. Uma das melhores alunas que já tive.
A 6ª série A é a turma que mais gostei de dar aula em toda a minha vida. Por ela, estou com o coração apertado, pois consegui remoção para uma escola pertinho de casa.
Há uns dias encerrei uma aula lá, era a aula antes do intervalo. Quando quase todos saíram da sala, Luana veio ao meu lado, não falou nada, só ficou ali, me olhando arrumar minhas coisas. Achei que ela fosse me perguntar algo, mas... nada. Mais uns segundos de silêncio. De repente ela suspira bem forte. Eu pergunto: "O que foi, querida?", ela diz, olhando pro chão:
- Estou triste...
- Mas porquê?
Chorando, responde:
- É que minha mãe vai me tirar desta escola! Ela me inscreveu no SESI e fui sorteada.
- Mas Luana, lá é muito bom, tantas pessoas gostariam de estar no seu lugar!
- Mas eu quero ficar aqui! Eu adoro todo mundo daqui!
Ficamos conversando por mais um tempo, depois alguns alunos viram o que estava havendo, já sabiam de sua tristeza e vieram também consolá-la e animá-la. Demos um tipo de abraço coletivo. Ela melhorou. Dias se passaram e achei que a tristeza já havia diminuído.
Hoje foi a reunião de pais da 6ªA. Vários alunos e pais presentes, inclusive a Luana e sua mãe. Quando esta foi chamada para receber o boletim de sua filha, comentou que ela será transferida para o SESI, agradeceu a todos os professores pelos 2 anos em que ela esteve conosco. Quando elogiamos sua filha, a mãe se pôs a tagarelar:
- Nossa, ela estuda até demais. Tenho que pedir pra parar de estudar! Se deixar, ela fica lá escrevendo e lendo até meia-noite! Nem assiste televisão!... Sabe, a Luana ama todos vocês, mas já expliquei que será melhor pra ela. Ela disse que de vez em quando quer vir visitar vocês, se ela puder... Meu Deus, ela fala todo tempo de vocês: "mãe, lá na escola professor fez isso, a professora falou aquilo... o professor que todos diziam que era o mais bravo sorriu pra mim... a professora tal tal tal"... Nossa, até me cansa!! Falo pra ela: "Luana, me deixe fazer a janta sossegada!!!"... Ela ama vocês!
A aluna, sentada perto da porta não conseguia parar de chorar. Se levantou, veio se despedir e foi embora com mãe.
Depois de toda aquela cena, fiquei pensando: a maior parte das vezes temos tantos problemas no dia-a-dia escolar, que deixamos de dar conta da importância e do carinho que muitos alunos atribuem à escola e aos professores... Devo ser sincera, eu tinha me esquecido disso nos últimos meses - por falta de atenção - e passei a dar mais poder aos problemas...
Não sou poliana, até gostaria de ser, mas essa história de hoje me deixou tão emocionada!

Um comentário:

  1. Entendo bem o que a Luana está sentindo... Acho que este fim de ano está bem propenso a despedidas. Eu também saí da minha escola, a Irene saindo da dela... Mas vai ser pra bem.
    Às vezes parece que faz tanto sentido, né...

    ResponderExcluir